Entrevista: coordenadora Eunice Batista e diretora Elizete Ortega - SELIBI

Com a inicialização da Semana do Livro e da Biblioteca, SELIBI, nossa classe se organizou para sairmos em busca de depoimentos dos funcionários e visitantes da escola. Questionando cada um sobre a importância do SELIBI para a aprendizagem dos alunos.  E dessa vez entrevistamos a coordenadora da nossa escola, Eunice Batista, e nossa diretora, Elizete Ortega.

- Qual a importância do SELIBI?
- Qual a influência para a aprendizagem do aluno?

Durante toda a história do homem, nós vemos que ele sempre buscou registrar de alguma forma os seus sentimentos, os acontecimentos, as descobertas, de forma com que outras pessoas poderiam ler quando ele já não estava mais lá. E isso que um livro é, o registro dos nossos sentimentos.
Os alunos do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental estão trabalhando nos projetos didáticos, enquanto dos 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, estão trabalhando em projetos dos eixos integradores.
Cada ano o SELIBI homenageia um autor e esse ano o homenageado é Mauricio de Sousa. Porém além de trabalharmos com as obras do autor,  estamos tentando também relacionar o SELIBI com os projetos que estão sendo trabalhados entre os alunos.
Como exemplo a nossa classe do 2º ano do ensino fundamental apresentou durante o SELIBI, uma peça sobre contos de bruxas com o título “Todas bruxas são más?”. Além disso o projeto também trouxe a relação entre as poções das bruxas e as bactérias, apresentando assim a conexão entre a literatura e também das ciências da natureza.
O SELIBI é muito importante, pois faz uma ligação do aluno com a literatura e outras formas de expressão. Incentiva o aluno a acreditar que também pode produzir algo, fazer o registro dos seus sentimentos, seja por um poema, uma pintura ou uma dança.
Como o caso de uma de nossas alunas, onde a própria mãe a influenciou criar um blog e postar o que ela via na sala de aula, no seu dia a dia. O SELIBI é para despertar essa possibilidade do aluno ser capaz de produzir algo, de desenvolver as competências de leitura, escrita, dança, teatro, despertar a sua criatividade.

Comentários