Entrevista com a professora de português Eliana - EIXOS INTEGRADORES

Entrevistamos a professora de português Eliana Santos da escola SESI 348, responsável pela aplicação dos Eixos Integradores de Linguagens nas salas do 6º ano ao 8º ano. Durante a entrevista, ela nos explicou como está sendo todo o processo do trabalho com os temas nas salas.

Eixo 6º Ano
Tema: “Respeitável público” – Circo
Deu início ao projeto fazendo apresentação do tema e logo em seguida, roda de conversa para saber os conhecimentos prévios dos alunos e então deu as seguintes perguntas “Quais são e qual a função dos personagens do circo?” e “Como os animais aprendem?” que foram respondidas em forma de seminário.
Passou o filme “O palhaço” que conta a vida de um palhaço. E encerrou a primeira etapa com uma segunda pergunta “Por que o circo é uma cultura que nunca acabará?”.
O projeto final será uma apresentação circense com a participação da sala.

Eixo 7º Ano
Tema: “A quem pertence as Américas” – Cultura indígena
Deu início ao projeto fazendo apresentação do tema e logo em seguida, fez uma roda de conversa entre os alunos para saber os conhecimentos prévios. Passou uma pesquisa com o tema: “O uso da tecnologia pode fazer com que os índios percam sua cultura tradicional?”.
Passou um vídeo sobre toda a cultura dos índios, e os alunos fizeram uma produção textual sobre o que aprenderam sobre o vídeo.
Passou uma segunda pesquisa sobre “O genocídio entre os índios não para de acontecer”, que foi divulgada em slides. Essa foi a ultima pesquisa da primeira etapa.
O projeto final será um teatro da cultura indígena feito pelos alunos.

Eixo 8º Ano
Tema: “Vozes da África” – Cultura africana
Deu início ao projeto fazendo apresentação do tema. Passou uma apresentação em slide sobre a cultura africana (danças, rituais, entre outros). Então houve uma roda de conversa.
As questões: “Qual a relação da sua cidade com o continente africano?” “Quais os preconceitos entornos da sociedade escolar?” e “ Como a África pode ser pensada para além da pobreza?”, foram respondidas através de slides, rodas de conversa e seminários.

O projeto final será um teatro musical feito pelos alunos.

Comentários